Vamos fazer uma pintura rupestre?

Gruta de Chauvet, França

Neste Lápis&Pincéis vamos debruçar-nos sobre a pintura do Paleolítico Superior, uma das manifestações artísticas mais antigas, tanto quanto os Homens Modernos. Sendo uma das mais recuadas formas de comunicação artística torna-se espantoso pensar como mensagens milenares conseguiram chegar até nós.

A pintura paleolítica integra-se no conceito maior de Arte Rupestre – que provém do termo latino rupus que significa rocha – e que engloba as pinturas e gravuras efectuadas sobre rocha. A arte rupestre surge como manifestação artística durante o Paleolítico Superior – 40 000 a.C. – prolongando-se ao longo dos tempos e até aos dias de hoje, como se pode ver em algumas gravuras do Vale do Côa.

Este tipo de arte pode surgir-nos em grutas ou ao ar livre, nos tectos ou nas paredes, em zonas públicas e de fácil acesso ou nos cantos mais escondidos das grutas, sob a forma de pintura ou de gravura.
As gravuras podiam ser feitas segundo várias técnicas, como a abrasão, a picotagem ou a incisão, as designadas gravuras filiformes.

Canada do Inferno, Foz Côa, Portugal

A nível da pintura, os materiais mais usados na sua elaboração são as rochas, que funcionavam como painéis de suporte à arte, o carvão, o óxido de ferro (ocre), argila e outros pigmentos naturais que misturados com resina ou gordura funcionavam como tintas.
As pinturas eram feitas com os dedos, com pincéis rudimentares, canas ou pequenos paus que seriam utilizados como lápis. Por vezes era também usado o relevo natural das rochas para dar a sensação de volume ao corpo do animal que se pretendia representar.
A nível temático é muito comum a representação de animais, como os cavalos, cervos, mamutes, bisontes, etc. Estes podem surgir isolados, em conjunto ou até mesmo sobrepostos, organizando-se de acordo com as suas superfícies de suporte, as paredes das rochas.

Gruta de Altamira, Espanha

Em menor número surge também a figura humana em actividades como a caça ou a dança. Surgem também representações de mãos humanas em positivo ou negativo sobre as paredes, associadas a outros símbolos cujo significado nos é desconhecido.
Ainda que o significado destas representações seja difícil de interpretar, pensa-se que pode corresponder a prácticas mágico-religiosas, formas de legitimação de território ou representações do quotidiano.
Lápis & Pincéis

Forra a mesa de actividades com um plástico ou com folhas de papel e pede um avental ou um bibe aos teus pais.

Observa bem as fotografias que te mostrámos, pede aos teus pais para ver este projecto e depois pega na folha de papel, suja-a com um pouco de terra ou de barro e amachuca-a de forma a ganhar alguns sulcos irregulares.
Agora que já criaste a tua superfície base começa a delinear com o pedaço de carvão os animais ou as pessoas que queres representar. Tenta usar uma ponta fininha do carvão para não borrar o desenho e tem cuidado para não pousares as mãos no papel, pois podes esborratar.
Quando tiveres os contornos dos desenhos feitos podes começar a colorir usando o preto do carvão, o barro, a terra misturada com água para os diferentes tons de castanho e o sumo de beterraba para os tons avermelhados.
Noutra folha podes colocar a tua mão sobre o papel, a mão dos teus pais ou dos teus irmãos e com o borrifador cheio de sumo de beterraba diluído em água, borrifar de forma a deixar a marca das mãos em branco com a pintura à volta.
Material necessário:
Papel cenário, pincéis velhos, mãos, dedos, barro, terra misturada com água numa tigela, um pedaço de carvão, sumo de beterraba, um borrifador.

One thought on “Vamos fazer uma pintura rupestre?

  1. curto muitto isso e depois q conheci esse site entao me apaixonei pela pintura rupestre

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s