Como fazer um herbário?

Os herbários são uma forma de coleccionismo e catalogação de espécies vegetais que são prensadas e secas entre folhas de papel. As plantas estão acompanhadas pela sua identificação, caracterização do seu habitat, sendo também designado o local onde foram apanhadas.

Estas colecções de plantas estão em constante crescimento e quando devidamente guardadas podem durar centenas de anos.

Ainda que tenha sido em Itália, no século XVI, que surgiram os primeiros herbários, foi só no século XVIII, com Lineu, que esta forma de coleccionar e estudar plantas foi popularizada por toda a Europa.

Uma das mais antigas experiências de herborização em Portugal foi iniciada ainda em finais do século XVIII pelo italiano Domingos Vandelli, docente da cadeira de História Natural na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Este scientista foi também o director do Gabinete e Jardim Botânico da Quinta de São Bento, em Coimbra.

Parte da sua obra foi trazida pelo próprio para o Real Museu e Jardim Botânico da Ajuda e a outra parte enviada por Vandelli a Lineu, encontrando-se presentemente no Herbário de Lineu da Linnean Society, em Londres e no Muséum National d’Histoire Naturelle de Paris.

Lápis & Pinceis

E se nestas férias de verão iniciares o teu Herbário? Este poderá ser um projecto que te ocupe vários anos e que poderás ir desenvolvendo em cada passeio que dês.

Necessitas de várias amostras de plantas, que deverás identificar com o local de proveniencia, a data da recolha e o nome da planta – que poderás procurar num catálogo de plantas.

Faz um monte com umas cinco folhas de jornal velho e posteriormente coloca sobre elas uma folha de papel branco grosso sobre a qual colocarás as plantas individualmente. Não te esqueças de escrever a identificação das plantas e o local e data da recolha com um lápis no papel branco. Coloca sobre tudo mais cinco folhas de papel de jornal.

Coloca esta pilha sobre uma mesa ou secretária e por cima uma pilha de livros pesados e deixa passar uma semana. Quando desmontares esta pilha, as plantas deverão estar secas e poderão ser coladas a uma cartolina e metidas dentro de uma mica transparente que poderás guardar num dossier.

Podes também espreitar os sites que serviram de inspiração para esta actividade aqui e aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s