O mundo fantástico de Bosch

Este quadro de Hyeronimus Bosch retrata São João isolado em Patmos a escrever o Livro da Revelação do Apocalipse – o livro que o Santo tem colocado sobre o colo.

Olha para a obra e observa a noção de profundidade, com a apresentação das imagens em vários planos, tão diferente da forma como os fundos eram representados em época medieval. Repara também no contraste cromático entre o fundo da imagem – com um céu carregado de núvens – e as figuras apresentadas em primeiro plano.

A nível temático observa a relação entre o sagrado, presente na imagem da Nossa Senhora, do anjo e do São João, e do profano, representado pelo corvo e pelo estranho ser – meio homem, meio insecto – que se pode ver atrás do Santo.
Esta relação, apresentada de forma onírica e fantástica é uma constante na obra de Hyeronimus Bosch, usualmente considerado como o primeiro pintor fantástico.

Lápis & Pincéis:

Imprime a folha anexa e pinta a imagem  do quadro. Para que o faças sugerimos que utilizes lápis ou lápis de aguarela que tornarão os esfumados das nuvens mais simples de fazer. Podes descarregar a actividade aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s