Este mês no Arte em toda a parte: Hieronymus Bosch

Embora tenha sido um dos mais importantes nomes da pintura flamenga dos scullsyazsllaass XV e XVI, pouco se sabe sobre a vida do pintor Jeroen van Aeken, que ficou conhecido como Hieronymus Bosch (numa alusão à sua terra natal).

Nasceu na Flandres, em ‘s-Hertogenbosch, ou Den Bosch, actualmente na Holanda, cerca de 1450, tendo vivido nesta cidade durante toda a sua vida. Era oriundo de uma família de pintores, e provavelmente foi na oficina do avô que aprendeu o ofício, pela mão do pai ou de um dos tios. Tornou-se um pintor muito popular ainda em vida, e fez parte da mais respeitável irmandade de Den Bosch, a Irmandade de Nossa Senhora. Faleceu em 1516. Bosch não deixou diários, cadernos de estudos ou cartas, pelo que nada se conhece sobre a personalidade do pintor, ou a evolução dos seus estudos ou dos seus pensamentos sobre a arte da pintura.

É sobretudo conhecido pelos seus trípticos pinturas repartidas em três tábuas ou painéis – que retratam sempre temas morais e bíblicos, repletos de alegorias e sátiras, figuras humanas que personificam pecados, vícios e virtudes. Em Portugal, o Museu Nacional de Arte Antiga exibe uma das obras mais conhecidas de Hieronymus Bosch, As Tentações de Santo Antão, de onde foi retirado o curioso pássaro “patinador” que colocámos este mês no header do nosso blog.

Tentações de Santo Antão

Nesta obra, Bosch pintou três sequências da experiência eremítica de Santo Antão, “numa visão do Mundo invadida pelo Mal”, povoadas por peixes voadores, pássaros que devoram rãs, ratso gigantes, dragões, veados vestidos de bispos, animais fantásticos, homens loucos, mulheres devassas, labaredas que consomem aldeias, rios de lama, demónios infernais, o pecado e a loucura em contraponto com a fé inabalável do santo. Na sua essência, a obra traduz «medo e inquietação que tocam a alma e a natureza humanas.»

Pela sua originalidade, As Tentações de Santo Antão merecem, só por si, uma visita ao Museu de Arte Antiga.

pormenor d' As tentações de Santo Antão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s