125 anos a viver Loures

Neste final de semana propomos-lhe uma viagem até à região saloia para visitar a exposição 125 anos a viver Loures, em exibição na Galeria Municipal Vieira da Silva, situada no Pavilhão de Macau, no Parque da Cidade de Loures. A mostra percorre os 125 anos de história do concelho, «um território vasto, marcado por diferenças profundas, com forte componente rural e uma face urbana cada vez mais vincada». Desta forma, somos convidados a fazer uma «viagem pelo tempo e pelas tradições» do município de Loures, que teve como seu primeiro presidente o historiador Anselmo Braancamp Freire.

A exposição começa por nos transportar até à zona saloia em finais do século XIX, quando o território que compõe o concelho era predominantemente rural, e a  qualidade dos solos e das águas eram propícias à produção agrícola. A quantidade e variedade de alimentos produzidos era tal que a região abastecia a cidade de Lisboa, cujas ruas eram então «inundadas pelo perfume e pelos pregões dos saloios na venda dos seus produtos.»

Depois, percorre o crescimento industrial do concelho – com, por exemplo, uma notável mostra de desenhos da Fábrica de Móveis Olaio e de loiças da Fábrica de Loiça de Sacavém – em contraste com a ruralidade das suas feiras regionais, do espaço da várzea, nunca esquecendo o crescimento populacional, numa primeira fase marcada pela migração de tantos homens e mulheres das zonas mais remotas e interiores do país, e numa segunda fase pela fixação de populações imigrantes.

Destacamos um dos elementos mais curiosos da exposição, a referência a uma importante descoberta arqueológica feita em 1941 na várzea de Loures. Quando da construção de canais naquela zona, foi encontrado pelo arqueólogo G. Zbyszewski um Elephas antiquus. Os vestígios do animal, cuja datação permitiu determinar que percorreu a região há cerca de 82 mil anos, indicavam que havia sido atacado por grupos de caçadores recolectores da região.

Aproveita ainda esta sugestão para passar uma tarde de lazer no Parque da Cidade, um belíssimo espaço ao livre.

Horários da Galeria Municipal Vieira da Silva : Segunda a Sábado das 10h às 13h e das 14h às 18h. Encerra ao Domingo e Feriados.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s