Esta semana, no Arte em toda a parte…

Castelo de Almourol (foto de ninjainpyjamas.blogspot.com)

… voltamos à temática dos castelos e da história medieval.

Um jardim medieval

A Idade Média é, provavelmente, um dos períodos da história que mais fascínio exerce sobre nós, e para as crianças tem o apelo irresistível das histórias lendárias de cavaleiros, reis e princesas. O quotidiano medieval esteve, durantes largos séculos, mais ligado às lendas do que aos factos, mas nos últimos 100 anos, muitos têm sido os estudos que nos mostram a realidade do dia a dia de homens, mulheres e crianças naquela época, quer fossem camponeses, mercadores, monges ou reis.

Fabrico de queijo, século XIV

Nos últimos anos, muitos países da Europa têm, a par da recuperação as estruturas dos seus castelos, tentado recriar o ambiente quotidiano medieval que se vivia nos grandes paços senhoriais, oferecendo aos visitantes uma perspectiva correcta e intimista da história da época e dos próprios monumentos. São recriados espaços, utensílios, vestuário, com base não só nos espólios que se encontram em escavações arqueológicas, mas também nas iluminuras medievais e crónicas que com exactidão nos relatam o dia a dia destes imponentes espaços. Assim, em jeito de viagem no tempo, podemos recuar 1000 anos e voltar a deambular por estes lugares encantados como convidados de reis e príncipes.

No site inglês da associação Castles and Manor Houses, podemos ter uma ideia muito aproximada da vida nos castelos medievais. Aqui é-nos explicado como eram os aposentos privados de nobres e reis, como funcionavam as cozinhas e salas adjacentes para armazenar e fabricar alimentos, os utensílios utilizados, a decoração das salas de banquetes. Temos ainda a recriação do guarda roupa medieval, explicações detalhadas sobre a culinária, bebidas e receitas da época,  a etiqueta à mesa. Por fim, referem-se os torneios e os jogos medievais.

Em português, encontra algumas informações recentes neste blog, exclusivamente dedicado à Idade Média e à sua história, arte, filosofia e quotidiano.

Faça uma viagem no tempo, e divirta-se!

Recriação de um torneio medieval em Arezzo, Itália

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s