A Livraria Lello

Livraria Lello

Considerada uma das mais belas livrarias do mundo, a Livraria Lello e Irmão situa-se na baixa do Porto, sendo um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. O espaço foi construído em 1906, com projecto do engenheiro Francisco Xavier Esteves, causando grande impacto no meio cultural da época.

A fachada neogótica destaca-se no meio urbano que a envolve, e dá o mote à atmosfera quase mágica do interior da livraria. Em tons dourados, o espaço abre-se numa atmosfera intimista, ondulante, em que a decoração de rendilhados nos conduz pelas prateleiras repletas de livros. A magnífica escadaria conduz ao piso superior, que ao modo das bibliotecas antigas, se compõe como uma varanda em torno do espaço. No tecto o grande vitral que permite a entrada de luz e onde se pode ler a divisa “Decus in Labore”, é uma das marcas mais significativas da galeria, pela qualidade dos desenhos e riqueza das cores. O edifício foi restaurado em 1995, para permitir uma adaptação do espaço às novas tecnologias, dispondo de uma galeria de arte e um fundo bibliográfico com mais de 60 mil livros.

Para quem está no norte, sugerimos um passeio de fim de semana até à Rua das Carmelitas para apreciar este exemplar da arquitectura neogótica portuguesa. Vale a pena visitar este espaço único da cultura portuense.

Vista aérea da Livraria Lello (@igespar.pt)

Para saber mais: The world’s top 10 bookshops; A Lello em imagens – 360º

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s