Se fosses Klimt…

Se fosses Klimt serias o autor desta belíssima tela chamada “Der Kus” – O Beijo.

O quadro, pintado entre 1907 e 1908 – no auge do seu período dourado – representa um casal enleado num beijo. O fundo varia entre o tom bronze e uma base florida, sobre o qual repousam os corpos dos amantes. Ele é representado deitado de costas com as mãos a segurar delicadamente a face dela e a cabeça sobre a dela, num beijo. O seu rosto é-nos velado deixando apenas ver o cabelo coroado por folhas verdes, possivelmente hera. Ela encontra-se ajoelhada e envolvida pelo corpo dele num abraço, segurando a mão dele.

Os corpos – com excepção das mãos e dos pés que surgem nús – são representados em vários tons de dourado – ele com o corpo coberto de um padrão repleto de pequenos rectângulos em tons sóbrios; ela com um padrão de símbolos circulares e linhas boleadas, em tons vivos e alegres. Das pernas dela descem ramagens douradas, semelhantes também a folhas de hera.

Com uma temática marcada pela sensualidade, este quadro retrata o pintor abraçado à sua amante. Alguns estudiosos afirmam que a mulher retratada é Emilie Floge, outros defendem que é uma das suas modelos – Red Hilda – representada em inúmeros dos seus quadros, como por exemplo em Danae.

O quadro, na sua profusão de padrões, apresenta fortes ligações com a Arte Nova e com o movimento Arts and Crafts. O uso do ouro na obra de Klimt denota a influencia que este autor sofreu ao tomar contacto com os mosaicos Bizantinos da Igreja de San Vitale, en Ravena.

Actualmente esta obra encontra-se depositada na Osterreichische Galerie Belvedere, em Viena de Áustria.

Lápis & Pincéis

Para te inspirares e fazeres esta actividade observa bem a imagem que te sugerimos – O Beijo, de Gustav Klimt.

Arranja uma folha de cartolina preta ou azul escura para a base do teu trabalho. Pega numa fotografia tua, recorta a tua cara e as tuas mãos e cola sobre a folha de cartolina. Pede ajuda a um adulto para que a distância entre a cabeça e as mãos seja proporcional.

Quando a colagem estiver bem seca começa a preencher a área do teu corpo com motivos geométricos, misturando desenho com colagens. Para diferentes áreas usa diferentes motivos, de forma a definir as formas sem usar uma linha de contorno.

Com lápis de cera, pastel, ou recortes em papel dourado podes criar pequenos motivos geométricos coloridos; com papel dourado podes ainda recortar superfícies irregulares, de forma a definires espaços, sobre as quais podes depois pintar mais círculos, ondas, rectângulos… Observa o exemplo que te mostramos nesta fotografia, para teres uma ideia de como pode ficar o teu retrato:

Material Necessário – Cartolina preta ou azul escura, 1 fotografia onde se veja bem a tua cara, 1 tesoura, 1 adulto, cola, papel dourado, lápis de cera ou lápis pastel.

Podes descarregar esta actividade aqui e podes também ver a página onde nos inspirámos para a realizar, aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s