Os Amigos dos Castelos

Castelo de Sintra, ou dos Mouros

Fundada em 1983, a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos tem como objectivo “contribuir para a conservação, protecção, divulgação e salvaguarda do património fortificado português, juntamente com as suas envolventes e sítios históricos”.

A associação fomenta o estudo e a preservação do património militar através de inúmeras actividades promovidas em todo o país, como visitas de estudo, palestras, conferências, publicações e um inventário dos castelos e fortificações portugueses.

Paralelamente, a associação desenvolve um interessante projecto educativo dirigido aos mais novos, que oferece a professores e pais inúmeras actividades pedagógicas acompanhadas por uma equipa de monitores e animadores culturais. O projecto divide-se por épocas, permitindo, por exemplo, que os alunos do ensino básico recriem num percurso a Lisboa quinhentista ao tempo das Descobertas, conheçam a importância das plantas para fins medicinais no quotidiano medieval, vejam “com olhos de ver” a Lisboa pombalina.

Ao fim de semana propõe actividades para as famílias e programas de aniversário temáticos. Durante as férias de verão que agora se iniciam, os Amigos dos Castelos organizam ateliers semanais para “brincar com as histórias da História”. Para descobrir mais sobre esta associação que se tem destacado na defesa do património militar, clique aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s