A cidade romana de Conímbriga

Vista das ruínas romanas de Conímbriga

O Museu Monográfico de Conímbriga é, provavelmente, uma das povoações romanas mais conhecidas e estudadas em Portugal.

Situada a 16 km de Coimbra, esta estação arqueológica foi a principal cidade do Conventus Scallabitanus – província romana da Lusitânia – entre os século I a. C. e o século V d. C. Com as invasões bárbaras, em 465 e 468, a cidade foi saqueada e destruida, levando ao seu gradual abandono.

As primeiras escavações arqueológicas na área foram realizadas em 1899, e desde então o espaço (que tem ainda muito por descobrir em campanhas arqueológicas) tem sido de significativa importância para reconstruir o modo de vida do Portugal Romano. No site do museu podemos ter uma perspectiva do que se pode encontrar em Conímbriga, destacando-se não só o grande número de casas e insulae dos habitantes da cidade, mas também os espaços do fórum, termas, lojas e o anfiteatro. Para preparar a visita, ou explorar as ruínas a partir de casa, é sugerida uma visita virtual a 16 núcleos.

Mosaico de caçada ao veado

 

Classificadas como monumento nacional em 1910, as Ruínas Romanas de Conímbriga dispõem desde 1962 de um museu exclusivamente dedicado ao sítio arqueológico, que alberga objectos encontrados durante as escavações dos últimos 100 anos, apresentando uma variada colecção que “materializa a evolução histórica do lugar, entre finais do segundo milénio antes de Cristo e o séc. VI da era cristã.”

No espaço destacamos a magnífica Casa dos Repuxos, uma ínsula de carácter residencial que originalmente tinha dois pisos. O peristilo central, que atravessa o edifício, “era a peça essencial da casa, decorado por caixotões ajardinados construídos no implúvio, bordados de mosaicos e repuxos”, contando com um sistema de canalizações que alimenta mais de 500 repuxos.

Casa dos Repuxos, Conímbriga

Deixe um comentário