Gabinete de Anatomia: Arpad, Vieira e os desenhos anatómicos do Museu de Medicina

 Esta é uma exposição organizada pela Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva e pelo Museu de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, integrada nas comemorações dos centenários da Faculdade de Medicina e da Universidade de Lisboa.

A mostra integra desenhos anatómicos de Vieira da Silva e de Arpad Szenes e outros pertencentes à colecção do Museu de Medicina. Criada por Henrique de Vilhena, professor responsável pela cadeira de anatomia artística na Escola de Belas Artes de Lisboa, esta é o resultado dos trabalhos realizados pelos seus alunos entre 1905 e 1938.

Nesta exposição os trabalhos organizam-se por 4 subtemas – Anatomia do Desejo (desenhos de Arpad Szenes), Corpo Fragmentado (desenhos de Vieira da Silva), Cabeça e Tronco Inteiro (desenhos do Museu de Medicina) e Tronco e Membros (desenhos do Museu de Medicina).

A par deste entrecruzar da visão artística com a visão científica, ambas dedicadas à fisionomia humana, a exposição conta ainda com alguns trabalhos preparatórios para uma das obras mais emblemáticas de Arpad Szenes, Le Couple.

Para saber mais, espreite aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s