O Livro dos Quintais 

O Livro dos Quintais, de Isabel Minhós Martins

Em pequenos quintais, tal como estes, passam-se grandes histórias. Todos conhecemos quintais assim: talhões muito encostados uns aos outros, onde a vida dos vizinhos se confunde com a nossa, e que só um olhar menos atento podia considerar iguais. São, pelo contrário, mil mundos bem diferentes. 

O Livro dos Quintais tem deliciosos (e despretensiosos) textos de Isabel Minhós Martins e coloridas ilustrações de Bernardo Carvalho, seleccionadas para a Exposição de Ilustração da Feira de Bolonha deste ano dentre quase 3000 trabalhos propostos. E merecem-no inteiramente. São imagens pintadas a canetas de feltro, as mesmas que as crianças adoram, e cheias de pormenores divertidos e ingénuos, perfeitas para mostrar aos meninos que também eles podem “fazer um livro”.

As histórias que este livro conta são todas passadas cá fora, entre bichos e homens, canteiros, limoeiros, nespereiras, hortas, tanques, estendais, bicicletas e barracões. Nos quintais se vê passar o tempo, mês a mês, pela mão (pelas patas?) de um gato chamado Gatuno, que é dono de todo o espaço e para quem não existem muros nem recantos desconhecidos. A leitura dos textos é completada, e muito enriquecida, pelo jogo de observação das imagens, onde se descobrem ainda mais histórias…

O Livro dos Quintais, de Isabel Minhós Martins; ilustração de Bernardo Carvalho (2.º Volume da Trilogia Histórias Paralelas), Edição: Planeta Tangerina, 2010

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s