Cinema em Portugal: os primeiros anos

Pode ver, até dia 29 de Maio, no Museu da Ciência da Universidade de Lisboa, a exposição Cinema em Portugal: os primeiros anos. Esta é uma parceria da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

“Das primeiras imagens em movimento aos alvores do cinema sonoro, a exposição percorre as primeiras décadas do cinema em Portugal, recordando a evolução da técnica e tecnologia envolvidas durante a I República. Dos primeiros espectáculos e primeiros filmes aos estúdios e rodagens, passando pelas salas e públicos e estrelas de cinema, sem esquecer os coleccionadores, mostram-se equipamentos, documentos e filmes, que são um testemunho, em Portugal, do nascimento fulgurante desta arte de multidões e da invenção de uma nova indústria no virar do século.”

Ainda que de pequena dimensão, conta com algumas relíquias como Serpentine, filme realizado pelos irmãos Lumiére em 1896 e colorido manualmente, ou alguns fragmentos das primeiras peliculas amadoras realizadas em Portugal nos anos 30 do século passado.

A exposição transporta-nos ainda até aos inícios dos filmes sonoros, apresentando os cartazes da Canção de Lisboa concebidos pelo Mestre Almada Negreiros e partes do filme da Severa e da Canção de Lisboa, este último realizado por Cottinelli Telmo, cineasta e arquitecto.

Para saber mais, espreite aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s