Um olhar sobre o Mosteiro dos Jerónimos

Portal dos Jerónimos - fotografia retirada de http://www.igespar.pt

O Mosteiro dos Jerónimos é a maior obra de arte manuelina e em conjunto com a Torre de Belém são os grandes símbolos do reinado de D. Manuel, encontrando-se actualmente classificados pela UNESCO como Património Mundial.

A arquitectura manuelina tem uma decoração muito exuberante e exótica!

Os canteiros, nome que se dava na época aos pedreiros, esculpiam na pedra anjos, santos, flores, serpentes, cordas, folhas, pérolas, animais mitológicos como sereias, tritões ou grifos, frutos e vegetais, como romãs ou alcachofras, e tudo o que a imaginação ou o decoro permitissem.

Neste tempo quando se construía um mosteiro, um palácio ou uma igreja, era contratado um mestre arquitecto, que por norma tinha a sua própria oficina, onde trabalhavam muitos pedreiros, escultores e aprendizes. Assim, hoje dizemos que o Mosteiro dos Jerónimos é obra de Mestre Boitac e Mestre João de Castilho, mas na verdade este grande mosteiro foi construído por centenas de artistas que permanecem anónimos.

1)   A fotografia no cimo do texto é do portal principal do Mosteiro dos Jerónimos. Faz uma lista das figuras que consegues identificar.

2)   Nestas fotografias duas esculturas “retratam” o rei D. Manuel e a sua mulher D. Maria. Observa com atenção a forma tão diferente como as pessoas se vestiam há 500 anos atrás. Que peça de roupa achas mais engraçada e porquê? (clica sobre a imagem para aumentar)

Imagens de D. Manuel e D. Maria (portal principal do Mosteiro dos Jerónimos)

3)   No cimo da porta está representada a história do nascimento de Jesus, como se fosse um presépio. Consegues identificar a que cena corresponde cada imagem? (clica sobre a imagem para aumentar)

Cenas do nascimento de Cristo (portal principal do Mosteiro dos Jerónimos)

4)   Agora que viste como é a porta principal dos Jerónimos, desenha a porta da tua casa e decora-a com motivos manuelinos.

Se preferires descarrega aqui o pdf desta actividade e diverte-te!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s