Amadeo de Souza-Cardoso

Amadeo de Souza-Cardoso é considerado o precursor do Modernismo português, tendo-se tornado o pintor mais emblemático deste movimento artístico.

Nasceu em 1887, em Manhufe, concelho de Amarante, e veio a morrer no ano de 1918, apenas com 31 anos, vítima da febre pneumónica. Começou por frequentar o curso de Arquitectura na Academia de Belas-Artes, em Lisboa, em 1905, mas no ano seguinte emigrou para Paris, onde iniciou os seus estudos de pintura.

Aqui contactou com os diversos movimentos que então dominavam a Arte europeia, nomeadamente o Expressionismo e o Cubismo. Fez a sua primeira exposição em 1911 no Salon des Indépendants, e começou a aproximar-se de pintores como Modigliani e Robert Delaunay. Entre 1912 e 1914, data em que regressa definitivamente a Portugal por causa da Grande Guerra, expôs nos Estados Unidos e estudou em Espanha, onde conheceu Gaudí.

No retorno a Portugal trouxe consigo o abstraccionismo, expondo os seus trabalhos em Lisboa e no Porto. As suas pinturas vanguardistas e experimentais provocaram algum escândalo no conservador meio artístico nacional, ainda preso ao gosto académico.

Seguindo os princípios do Cubismo, Amadeo de Souza-Cardoso representava o mundo através de figuras geométricas, colocando todas as partes de um objecto no mesmo plano. Assim, a arte deixava de ter de representar a realidade tal como ela era. Passava a “desmontá-la” para a interpretar de outro modo.

Esta semana propomos fazer um retrato ao modo de Amadeo de Souza-Cardoso. Descarrega  aqui a ficha do Lápis e Pincéis, segue as instruções e diverte-te!

2 thoughts on “Amadeo de Souza-Cardoso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s