Este mês no Arte em toda a parte: Marc Chagall

Bride with a fan, Marc Chagall, 1911

 

Marc Chagall é considerado um dos maiores artistas judeus do século XX.

O pintor, nascido na Bielorrússia em 1887 e cujo nome verdadeiro era Moshe Zakharovitch Shagalov, foi um dos primeiros modernistas, estando ligado aos movimentos do Cubismo, Simbolismo e Fauvismo. 

Fez a sua formação entre São Petersburgo, Berlim e Paris, e em 1917 tornou-se num particpando activo, tendo regressado à Rússia nesse perúodo. Em 1923 volta para França, onde se estabeleceu com a mulher. Durante a 2.ª Guerra Mundial, com a ocupação nazi e a deportação e morte de milhares de judeus nos campos de concentração, emigrou para os Estados Unidos. Muitoas anos depois voltaria para França, onde morreu em 1985.

Num estilo muito próprio, Marc Chagall baseia a sua arte moderna – em termos de traço, cor e representação – na cultura popular judaica da Europa de Leste em que foi criado.

Foi um pintor polivalente, tendo trabalhado também em ilustração, cerâmica, gravura, tapeçaria e vitral.

A obra escolhida este mês para receber os visitantes do Arte em toda a parte é um quadro pintado por Chagall em 1911, em Paris, intitulado Bride with a fan (Noiva com leque, ou Noiva do leque) e está actualmente no Metropolitan Museum of Art de Nova York.

Este pequeno quadro a óleo (de apenas 45 cm x 38 cm) representa, possivelmente, a noiva e futura mulher Bella – a mulher que tantas vezes é representada nas suas composições de forma apaixonada – numa paleta quase uniforme, em que o azul domina a composição.

2 thoughts on “Este mês no Arte em toda a parte: Marc Chagall

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s