Casamento de Camponeses, Bruegel

Pieter Brueghel, conhecido como o Bruegel o Velho ou Bruegel o Camponês, viveu entre 1525 e 1569 na Flandres e é considerado o maior pintor flamengo do século XVI. Viajou pela Itália e Sícilia para aprender a pintar como os grandes mestres renascentistas, mas acabou por se estabelecer em Bruxelas, tendo-se casado com a filha do seu mestre, Coecke Van Aelst.
No início da sua carreira, Bruegel fez gravura e pintou temas bíblicos, mas é especialmente conhecido pelos quadros em que retrata cenas do quotidiano e paisagens. Neles, conta estórias sobre os costumes, os rituais e o dia a dia das comunidades camponesas da época num estilo muito próprio, retratando-as como uma história coerente, dando uma atenção detalhada aos pormenores e pintando as paisagens de forma realista, como uma fotografia. Estas foram as grandes inovações do pintor, uma vez que na época este tipo de pintura não era comum. Estes quadros permitem-nos, nos dias de hoje, ter uma visão única acerca da forma como as pessoas viviam e pensavam na Flandres de Quinhentos.

Hoje desafiamos os mais pequenos a olhar para O Casamento de Camponeses, um dos quadros mais famosos de Bruegel, para que descubram as pequenas estórias que se escondem na composição e interpretem a história retratada pelo pintor com os seus próprios olhos.

Descarreguem a ficha sobre este quadro do Bruegel e divirtam-se!


One thought on “Casamento de Camponeses, Bruegel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s