Arte num clique: o Musée du Louvre

Musée du Louvre, Paris

Considerado um dos maiores museus do mundo, o Musée du Louvre está instalado num imponente palácio no centro da cidade de Paris. Alberga aquele que é provavelmente o quadro mais famoso (e misterioso) de todos os tempos, a Mona Lisa,  mas a sua vasta colecção vai muito para além deste pequeno quadro pintado por Leonardo da Vinci em 1503.

Fundado como um castelo defensivo em 1190, o Louvre foi tranformado em palácio real por Carlos V, que governou a França entre 1364 e 1380. No ano de 1692 foi a primeira vez que parte do espaço do palácio foi transformado em museu, quando Luís XIV, o Rei-Sol, ordenou que se edificasse uma galeria para expor obras das colecções reais.

Somente em 1793, já depois da Revolução Francesa, o Louvre foi oficialmente inaugurado como Museu Central das Artes, e ao longo dos séculos XIX  e XX foram fundados no espaço do imponente palácio real vários núcleos de arte, que funcionavam como museus autónomos: o Museu de Escultura Moderna, o Museu Carlos X (com antiguidade egípcias, e peças decorativas medievais e renascentistas), o Museu Mexicano, o Museu Etnográfico, o Museu de Argélia, o Museu dos Soberanos (com peças da Casa Real Francesa), o Museu de Artes Decorativas (criado em função das várias Exposições Universais que decorreram em Paris), ou o Museu do Impressionismo (instalado no Pavilhão Jeu de Paume e ainda hoje em funcionamento). Em 1981 o Presidente Mitterrand lançou o projecto Grand Louvre, que transformou o espaço do palácio e o seus diversos núcleos museológicos no maior museu de França. Foi a partir desta época que o Musée du Louvre passou a funcionar como hoje o conhecemos.

Actualmente todos os museus têm online sites bastante completos e interactivos, e o Musée du Louvre não é excepção. Hoje sugerimos que faça uma visita ao Louvre através de uma perspectiva virtual, podendo assim ver de novo obras que já conhece, ou percorrer este espaço pela primeira vez. O museu apresenta-lhe um site em inglês e francês onde pode conhecer parte das 35.000 peças que compõem a colecção do museu, as exposições temporárias, as actividades para crianças e adultos (e nestas inserem-se não só actividades e jogos online para fazer com os mais pequenos, mas também visitas guiadas, conferências, ou a exibição de filmes) e um interessante percurso pelo espaço do museu em 3D. Toda esta informação permite não só a futuros visitantes prepararem melhor a sua ida ao Louvre como dá a possibilidade a qualquer pessoa em qualquer ponto do mundo “visitar” o museu mais famoso do mundo à distância de um clique. Divirta-se!

Niké de Samotrácia, ou Vitória de Samotrácia. Musée du Louvre

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s