Arte num minuto: LX Factory

LX Factory, Alcântara

Agora que estamos às portas de um fim de semana alargado, o Arte em toda a parte deixa uma sugestão para um passeio ao fim da tarde, um brunch ou almoço num espaço diferente, junto à zona ribeirinha.

A LX Factory é um espaço de artes e design instalado numa antiga fábrica de tecidos, junto ao Largo do Calvário, onde pode percorrer o espaço das antigas instalações fabris, agora adaptadas a àreas comerciais e empresariais.

Mesmo que já conheça, propomos-lhe que (re)visite o local descobrindo a história da Companhia de Fiação de Lisboa e olhando para os edifícios como um dos poucos complexos fabris ainda existentes em Lisboa.

Pode descarregar a nossa proposta de visita no Roteiro LX Factory, em pdf, com informações históricas, bem como a ficha de FAQ’s especialmente direccionada para as crianças:

Roteiro LX Factory

FAQ’s em miúdos

Esperamos que disfrute da singularidade do espaço, da sua memória, registe a visita em fotografias e dê-nos o seu feedback.

Divirta-se!

Para saber mais, veja aqui. E ali.

4 thoughts on “Arte num minuto: LX Factory

  1. Sinceramente ainda não descobri o motivo de continuarem a dizer que a LX Factory antes era uma fábrica de tecidos.
    esteve lá de facto uma fábrica de tecidos que fechou na decada de 80… depois esteve uma tipografia “A Mirandela” onde até 2007 era impresso o jornal publico e outros… ou seja antes de ser a LX Factory era uma tipografia. PS- Adorei o seu blog

    • polittikus, quando se refere que a LX Factory era anteriormente uma fábrica de tecidos referimo-nos ao conceito e edificação originais, para que as pessoas entendam o espaço como teria sido na sua criação. Se ler com atenção o roteiro proposto por nós, está explicado que depois da falência da Cª Fiação de Lisboa, o espaço foi ocupado, primeiro, pela Tipografia do Anuário Comercial. Não desvalorizando a importância da Tipografia Mirandela, a verdade é que este espaço foi criado, desenhado, pensado e vivido durante mais de 100 anos como uma fábrica de tecidos, e é assim que a maior parte dos visitantes identifica (e se identifica) com o espaço.
      Obrigada pela sua visita, volte sempre.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s